segunda-feira, 16 de julho de 2012

''Eleições milicianas''

Outrora coronelismo, hoje 'milicianismo' 

As favelas, que antes eram dominadas por traficantes, hoje predominam a milícias, que utilizam de seu poder, incontrolável ate mesmo para as associações de moradores, para controlar os eleitores que ali residem. Essa realidade reflete o passado, quando o povo ainda era dominado pelos coronéis, que possuíam do poder central.

  Eleições de curral, assim foi denominada a época em que os coronéis dominavam as eleições a partir da violência e chantagem. Isso em muito se relaciona com oque vem acontecendo nas favelas do Rio, que acaba por entrar em conflito com as ideias do direito a liberdade de expressão e pensamento, ausente na realidade dessas pessoas.

  A maior força representativa dos morros, é a associação dos moradores, que além de tomar decisões, resolve questões importantes para a comunidade. A mesma já não tem autoridade diante dos milicianos, que prometem reprimir a associação caso ela se opunha, e isso as deixa a mercê das regras impostas.Essas organizações não devem proteger esses criminosos, por receio de ataques, pois atitudes ditas erradas, prejudicariam a própria comunidade.

  É necessário que a haja uma desalienação por parte da população, e uma conscientização do Estado. Essa união de forças pode desarticular do poder, criminosos, trazendo novamente os direitos de liberdade tão sonhados por essa gente.Para isso os medos devem ser combatidos e trasformados em força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário