domingo, 5 de agosto de 2012

Agora é a vez dos metropolitanos...


                                                      A diáspora dos trabalhadores
    
     Outrora compunham a maior parte da massa trabalhadora, majoritariamente em canteiros de obra. Hoje porém, percebe-se uma mudança nos padrões, que tendem a fazer parte da nova realidade das regiões metropolitanas, a substituição de operários nordestinos por trabalhadores de regiões metropolitanas próximas.

     
Possível causa de uma política de investimento em regiões menos desenvolvidas industrial e economicamente, a diáspora dos operários começa a se apresentar em construções civis. Empresários estão alterando seus padrões de escolha de emprego, preferindo aos que residem o mais próximo possível e juntamente a isso, que tenham a qualificação desejada pelos mesmos.
    
     Essas novas exigências divergem os assalariados que por sua vez, aproveitam quaisquer oportunidades que lhe venham a aparecer. Daí começam a aparecer os trabalhos descritos como sub humanos, porém por falta de opções acabam sendo as escolhas dos laboriosos, vítimas da imperdoável sociedade capitalista. A exploração do trabalho esta infelizmente presente na realidade do povo brasileiro.
    
     Para amenizar essa discrepância é necessário que haja um incremento no quantitativo de cursos profissionalizantes em áreas diversas, revertendo esse quadro que claramente hoje se encontra a favor da exploração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário